Ad image

No Dia das Mães, Suzano reforça cuidados com o bem-estar de colaboradores e apoio às famílias durante a pandemia

Desde março do ano passado, a Suzano, tem adotado uma série de ações para amenizar os impactos da pandemia de coronavírus dentro e fora das unidades. Portanto, nesse Dia das Mães, a companhia reforça os cuidados com o bem-estar e a saúde emocional de seus colaboradores e familiares, o que inclui atenção especial para mães, pais e responsáveis durante o processo de adaptação à nova rotina imposta pela pandemia e enquanto durar essa crise sanitária.

De acordo com Ângela Aparecida dos Santos, gerente de Gente e Gestão da Unidade Três lagoas da Suzano, com a suspensão das aulas presenciais em boa parte dos municípios brasileiros, muitas mães tiveram de se desdobrar para seguir com o trabalho, seja remoto ou presencial, e atender às novas necessidades de filhos e familiares, o que exigiu, por parte das empresas, também um olhar mais humanizado para seus colaboradores, colaboradoras e familiares. 

“A pandemia impôs uma nova realidade ao mundo, foram muitas as mudanças na vida dos nossos colaboradores e colaboradoras, principalmente das mães, pais e responsáveis, que tiveram que se desdobrar para seguir com suas carreiras e dar conta da nova rotina que surgiu com os filhos em casa por conta do ensino remoto e outros cuidados. Por isso, além das rigorosas medidas de biossegurança, a Suzano teve a sensibilidade de olhar também para a saúde emocional de seus colaboradores e familiares, fornecendo orientações, dicas online de atividades de lazer e apoio profissional para auxiliar todo o nosso time nesse processo”, completa Ângela.

Marcela Costa Coimbra Lopes está entre as muitas mães que tiveram de se ajustar à nova realidade. Aos 38 anos, e mãe de quatro filhos, os gêmeos Misael e Michel, de 17 anos, Nicolas (7 anos) e Nicole (2 anos), Marcela tem se desdobrado para dar conta do trabalho, da rotina dos filhos e dos próprios estudos, que também passaram a ser remotos.

A motorista cursa o terceiro ano de Direito.  “Tem sido um pouco difícil por causa das crianças menores, que não estão indo para a escola. Tenho uma babá que me ajuda. Mesmo assim, quando estou de folga, me desdobro para dar atenção às crianças e estudar, quando encontro uma folga corro para assistir minhas aulas.  Estou trabalhando presencialmente, mas a Suzano realiza a higienização total do caminhão na troca de motoristas, temos álcool em gel nos caminhões e máscaras à disposição. Sempre tive apoio necessário da Suzano em casos de urgências familiares. Já precisei me ausentar, graças a Deus não era nada grave, mas tive todo apoio do meu supervisor. Essa sensibilidade é muito importante. E, em troca, nós trabalhamos igual ou mais”, ressalta.

Para Marcela, trabalhar na Suzano é um sonho realizado e motivo de orgulho para o pai, motorista de ônibus no Rio de Janeiro.  A motorista é hoje uma das três mulheres à frente do Hexatrem, maior caminhão do Brasil e um dos maiores do mundo.

- Patrocinador -
Ad image

Replanejamento

Assim como Marcela, Michelle Oliveira de Almeida Stricker, 39 anos, também teve de encontrar um novo caminho para conciliar atividades de rotina, cuidado com as filhas e home office em tempos de pandemia. Mãe das pequenas Mariana (9 anos) e Manuela (4 anos), a analista de Desenvolvimento Social da Suzano teve sua rotina transformada março de 2020, quando iniciou o home office. As filhas também passaram para o ensino remoto.

“Administrar o trabalho intenso, o trabalho em casa e as aulas online das meninas tem sido muito desafiador. Precisei me replanejar totalmente. A Suzano nos apoia nesse processo sendo flexível com horários de reuniões, almoço e, quando necessário, liberação de alguns dias. A empresa é muito acolhedora, sempre preocupada com nossa saúde emocional, propondo atividades para apoiar as crianças nesse momento de isolamento”, ressalta. A analista completa: “Sou muito grata à Suzano, pois nesse momento delicado estou em casa, em proteção, com saúde e junto com a minha família, que é meu bem maior”, finalizou.

Cuidados com a saúde emocional

Dentre as iniciativas da Suzano visando garantir a saúde emocional de seus colaboradores e familiares, estão: compartilhamento frequente de informações, inclusive com familiares; disponibilização de apoio psicológico virtual, canais de apoio, webinars de saúde, qualidade de vida e pesquisa termômetro de sentimentos com colaboradores e colaboradoras.

Além disso, desde o ano passado, a Suzano mantém rígidas medidas de proteção e biossegurança, que incluem: distribuição de máscaras para colaboradores em operação, distanciamento social, medição de temperatura corporal na chegada às fábricas, ampliação da frequência de limpeza e higienização de áreas comuns; aquisição de kits para teste; home office (exceto para atividades que demandam presença in loco), triagem e redução do número de passageiros nos ônibus de transporte de funcionários.

Mais informações sobre as ações da Suzano no enfrentamento ao coronavírus em suas unidades e nas comunidades onde atua podem ser acessadas na página Suzano contra a Covid-19 (https://www.suzanocontraocoronavirus.com.br/).

Sobre a Suzano

Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 97 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br