Ad image

Festa em meio a tragédia ambiental no Pantanal, demonstra o fundo do poço na preservação do Bioma

'Muralha de fogo' no Pantanal assusta em meio as festividades do Banho de São João em Corumbá — Foto: Reprodução

Uma imagem impressionante foi registrada na noite deste sábado (22), em Corumbá, Mato Grosso do Sul, e viralizou nas redes sociais. Em primeiro plano, as festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, a principal festa típica do município. Ao fundo, os incêndios no Pantanal, cercando a cidade.

A área queimada esse ano no bioma já chegou a 576,1 mil hectares, sendo 430,1 mil hectares em Mato Grosso do Sul e 145,8 mil, em Mato Grosso, conforme dados até sábado (22) do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgado pelo G1MS.

Somente nas últimas 48 horas, de 22 a 23 de junho, o Pantanal registrou 256 focos de calor, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em Mato Grosso do Sul foram 248 focos e em Mato Grosso 8. Corumbá concentra 85,2% dos focos no Pantanal, 218.

O trabalho combate aos incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul está envolvendo vaias ações simultâneas por terra e ar.

- Patrocinador -
Ad image

Pelo ar, dois helicópteros e um avião do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), Corpo de Bombeiros e da Grupamento de Operações Aéreas (CGPA), atuam no combate aos focos de incêndio. Neste sábado (22), eles trabalharam em uma área conhecida como Bracinho em frente ao Porto Geral de Corumbá.

“É uma área em que a fumaça tem incomodado a população devido à proximidade com a cidade e a quantidade de fumaça. Por isso concentramos os lançamentos no local. Retomamos os combates próximo de Corumbá e estamos prontos para ação em outros pontos de interesse”, explica o capitão Jonatas Lucena, do GOA, que completa.

“Temos uma equipe com três militares para apoio solo, de abastecimento tanto de água e de combustível, e mais dois militares embarcados na aeronave Air Tractor, sendo o piloto e o copiloto. Nós operamos em áreas estruturadas e em fazendas, nas áreas afastadas. Possuímos toda a estrutura para levar nossa equipe o mais próximo do foco do incêndio”, frisa.

O avião Air Tractor, utilizado há três anos em operações de combate a incêndios em todo o Mato Grosso do Sul, tem capacidade de transportar até 3 mil litros de água para áreas de difícil acesso, encurtando assim o tempo de resposta contra o fogo.