Há cerca de 15 dias, Mato Grosso do Sul está sem imunizantes contra a Covid-19, conforme confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta segunda-feira (21) ao Midiamax. De acordo com a coordenadora estadual de imunização, Ana Paula Goldfinger, o problema não é exclusivo do estado, mas afeta todo o Brasil, tanto para a vacinação de adultos quanto de crianças.
“O desabastecimento não ocorre apenas aqui, mas em todo o país. Estamos aguardando o envio de novas doses”, afirmou Goldfinger. As últimas vacinas recebidas foram da monovalente do laboratório Moderna, que atendia tanto adultos quanto crianças. No entanto, o estoque se esgotou, e o estado está sem novas doses há cerca de 15 dias.
Apesar do desabastecimento, o Ministério da Saúde já finalizou a aquisição de novos imunizantes, embora ainda não haja uma data confirmada para o envio das doses para Mato Grosso do Sul.
Aumento de casos de Covid-19 no estado
Nos últimos sete dias, Mato Grosso do Sul registrou 263 novos casos e três mortes por Covid-19, representando um aumento de 73% em relação à semana anterior, quando foram confirmados 152 casos. As vítimas tinham entre 25 e 74 anos e todas apresentavam comorbidades.
A SES emitiu uma nota informando que tanto os estoques da Rede Frio quanto dos 79 municípios estão desabastecidos e que aguardam o envio das vacinas pelo Ministério da Saúde.
Em nota ao Midiamax, a Secretaria de Estado de Saúde afirmou:
“A SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) informa que os estoques da vacina contra a Covid-19, tanto da Rede Frio quanto dos 79 municípios do estado, encontram-se desabastecidos. O Ministério da Saúde já sinalizou a compra do imunizante, porém sem data para entrega.”
