Um Evento Inesquecível
Na última terça-feira, 28, Três Lagoas foi palco de uma linda solenidade em homenagem ao Dia do Servidor, onde a câmara entregou o diploma de excelência no serviço público a 15 servidores municipais. Com um coração cheio de alegria, cada um deles teve a sua história contada, revelando o impacto positivo que causaram na cidade e destacando a importância do serviço público. É inegável que são pessoas que fazem a diferença!
Um Presente Esperado para os Servidores
O prefeito, doutor Cassiano Maia, não perdeu a chance de deixar todos ainda mais entusiasmados com suas boas notícias. Durante o evento, ele anunciou uma redução na jornada de trabalho dos servidores públicos para 6 horas! Imagina só: 6 horas de trabalho e mais tempo para todas as outras coisas que amamos fazer, como curtir a família ou dedicar-se a novos hobbies!
A Apoio de Todos
O vereador Tonhão, presidente da câmara, foi o maestro daquela bela noite, e junto com todos os demais parlamentares, apoiou esta iniciativa que reflete a gratidão da cidade para com aqueles que servem. A presença de figuras importantes, como a presidente do sindicato dos servidores, Luciana Braçal, e a presidente do sindicato dos trabalhadores em educação, Maria Diogo, realçou ainda mais a importância do evento. E como não mencionar a apresentação musical da jovem vereadora Sara Leite? Ela realmente brilhava!
Veja os homenageados de cada vereador:
ANA MARIA RODRIGUES BARBOSA nasceu em 1967, em Três Lagoas/MS, filha dos comerciantes Maria Rodrigues Barbosa e João Luiz Barbosa, ambos in memorian, é mãe dos jovens Joana, Vinícius e Teodoro. Servidora da Câmara de Vereadores, há 19 anos, sendo um ano como comissionada e outros 18 como analista de comunicação efetiva, é da turma do primeiro concurso desta Casa.
Em quase duas décadas, tem acompanhado o desenvolvimento do processo político, legislativo e administrativo de Três Lagoas, o que a orgulha de ser servidora neste momento ímpar da história municipal.
Em sua função pública tem se dedicado a enaltecer o trabalho dos vereadores com ética e responsabilidade, sempre defendendo a difusão de informações precisas e ações de educação e proximidade com a população três-lagoense, visando melhorar o relacionamento e o entendimento das funções legislativas e promovendo a cidadania.
Desta forma, foi grande entusiasta e ajudou a iniciar o que hoje é o projeto Visita Guiada, que recebe estudantes para conhecer a Câmara. Participou ativamente das equipes que realizavam a ação Câmara no Bairro e que implantaram avanços na comunicação com a sociedade, como o Portal da Transparência, o site institucional, redes sociais, programas da TV local e as comemorações do centenário da Câmara, entre outras medidas.
Também foi designada, por duas legislaturas, para representar o Poder Legislativo em conselhos municipais, como da Cidade e dos Direitos da Mulher, e nos estudos e elaboração do Plano de Ação Três Lagoas Sustentável, dentro do programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), desenvolvido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e subsidiado pela então empresa Fibria.
Graduada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, em 1988, também cursou filosofia na Universidade de São Paulo, é especialista em Comunicação Social e aperfeiçoamento em Marketing Público. Atuou como repórter na capital paulista por 15 anos, em jornais, como Folha de São Paulo, Folha da Tarde e Diário Popular, além de empresas de assessoria de comunicação empresarial e na Associação Atlético do Banco do Brasil-São Paulo.
Ao retornar para sua cidade natal, colaborou com o crescimento do fazer jornalístico, atuando em empresas como Jornal do Povo, TV Cultura TVC (antiga TV Concórdia), jornal Hoje Mais, como correspondente do jornal Correio do Estado e como colaboradora da revista Rara Gente.
Ainda lecionou no curso de jornalismo das Faculdades Aems, por sete anos, ajudando a formar parte dos jornalistas que atualmente atuam em Três Lagoas, região do Bolsão e do interior de São Paulo. Para Ana, o ofício de jornalista a formou para a vida pessoal e profissional, além de ter fortalecido sua convicção republicana, e o serviço público, nestes 19 anos, tem lhe reafirmado o dever cidadão e a responsabilidade de auxiliar no aprimoramento da instituição Câmara de Vereadores de Três Lagoas e seu relacionamento com a sociedade.
APARECIDA LUIZA VIEIRA FERREIRA nasceu em 1975. É Filha de Antônio Luiz Ferreira e Maria da Conceição Vieira Ferreira. Tem nove irmãos (um deles já falecido), todos naturais de Três Lagoas/MS. São casada há 29 anos com Rogério Brambilla Silva e é mãe de três filhos: Murilo, Higor e Beatrys, seus maiores orgulho.
Atualmente, é concursada na Câmara de Vereadores dessa cidade, onde exerce o cargo de Auxiliar de Serviços Básicos. Já trabalhou como empregada doméstica e foi professora de educação infantil.
Desde de 2013, faz parte do efetivo quadro de Funcionários da Câmara de Vereadores de Três Lagoas, onde cumpre suas atribuições com muito amor e carinho.
CLÁUDIA VALÉRIA OLIVEIRA, filha de Valdevino (in memoriam) e Darci, Servidora Pública Municipal há 16 anos, na Função de Agente Comunitário de Saúde (ACS), lotada na SMS, atua na USF Miguel Nunes no Bairro Vila Nova, na cidade de Três Lagoas/MS.
Além das suas atribuições de ACS, como: identificação do seu território, cadastro dos domicílios e famílias, a identificação dos problemas de Saúde, Sociais e Culturais, essa profissional também atua de forma pontual na Promoção da Saúde e Prevenção de doenças.
Garantindo a Universalidade, Integralidade e Equidade para a população, através do SUS. Em suas visitas domiciliares diárias, debaixo de sol escaldante, ou até chuva, essa profissional sabe ouvir de forma humanizada, as queixas dos seus moradores, identificando os problemas e direcionando-os para os serviços de saúde da sua Unidade.
Mas, muito além disso, o vínculo que essa profissional criou em todos esses anos de trabalho, com sua população, lhe trouxe aprendizados, trocas de experiências, amizades, respeito e um jeito diferente de levar a Promoção da Saúde aos pacientes: de planejar e executar ações em saúde fora das paredes de uma Unidade de Saúde. E essa experiência trouxe bons frutos.
Ações como o “Hiperdia” (Hipertensos e Diabéticos) e “Grupo de Gestantes na Comunidade”, levando a equipe de saúde e palestrantes para dentro da comunidade, mais perto dos pacientes, também como um meio de inclusão daqueles moradores mais resistentes à procura da USF, com isso, o resultado de adesão dos pacientes é melhor do que o esperado.
Ver a interação, a alegria, o sorriso de cada paciente que se sente tão acolhido, ao redor da mesa de um bom café da manhã, lhe garante uma dose a mais no seu remedinho contínuo: “o amor ao próximo”.
DARCI CUNHA DE ALMEIDA, tem 58 anos de idade, é filho de Clemência Florinda Cunha de Almeida e de Joaquim Teixeira de Almeida. Nasceu em Campo Grande/MS, mas chegou em Três Lagoas/MS com quatro anos de idade, o pai era trabalhador da Usina de Jupiá, então a família estabeleceu-se aqui. Na infância estudou na Escola Eufrosina Pinta e depois nas Escola Dom Aquino Correa e na Afonso Pena. É casado com a Sra. Maria José Amaro de Almeida, que é professora; e o casal tem dois filhos: Débora Amaro de Almeida, que é engenheira civil e Gabriel Amaro de Almeida, que é engenheiro elétrico. Conta em seu currículo a participação em vários rodeios nacionais, tais como: Barretos/SP, Colorado/PR e São José do Rio Preto/SP, tanto que tem a alcunha de Boiadeiro. Mas em 2007, iniciou trabalho no município de Três Lagoas, exercendo a função Vigia, recebendo hoje a presente homenagem, que coroa 18 anos de prestação de serviço público.
GERALDO RAMIRES, natural de Jardim/MS, nascido em 1966, é filho de Baltazar e Ramona Ramires. Casado há quase 39 anos com a Sra. Jacqueline de Oliveira Ramires, é pai de quatro filhos e avô de dois netos. Servidor exemplar dos Correios, iniciou sua trajetória na empresa em 5 de novembro de 1986, em Jardim. Em 1996, transferiu-se para Três Lagoas, onde atuou com dedicação como motorista e entregador por 19 anos. Desde 2014, exerce a função de Agente dos Correios, destacando-se pelo profissionalismo, ética e compromisso com o serviço público. Com quase quatro décadas de atuação, Geraldo Ramires é reconhecido por sua trajetória íntegra e pelo exemplo de dedicação à comunidade e à instituição.
JONY MICHEL COIMBRA MARTINS é um exemplar servidor público no município de Três Lagoas/MS, cuja trajetória é sinônimo de paixão pela Educação Física, pelo esporte e pelo engajamento contínuo em projetos de desenvolvimento social, cultural e educacional.
Sua dedicação à Educação Municipal começou em 2007, atuando como professor em projetos sociais e esportivos de grande relevância, como o “Programa Segundo Tempo” e o “Treinamento Desportivo”, com foco especial e pioneiro no desenvolvimento do futebol feminino. Professor concursado, em 2011, consolidou sua carreira ao ser aprovado e assumir o cargo de Professor Efetivo de Educação Física na Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira.
Atualmente, o Professor Jony Michel Coimbra Martins eleva seu papel na gestão educacional e esportiva ao atuar como Coordenador Técnico do Esporte no Programa de Educação em Tempo Integral (Proeti). Neste novo desafio, ele é fundamental na estruturação e expansão das atividades esportivas do modelo de tempo integral, que visa a formação integral dos estudantes de Três Lagoas.
Sua proatividade é a marca registrada de sua carreira, sendo idealizador e organizador de diversas ações de impacto na comunidade, como no projeto “Caça Talentos – Concurso de Canto” (evento que visa reconhecer o talento musical dos alunos, tendo chegado a reunir mais de 300 pessoas e promovido a autoestima e a arte na escola); e na “Semana da Saúde”, projeto social com atendimento ao público que incluiu análise de anamnese e controle de Índice de Massa Corporal (IMC).
O Professor Jony Michel também demonstra responsabilidade administrativa e fiscal ao participar como membro suplente no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb (Confundeb).
Com uma trajetória que une a excelência em sala de aula, a liderança em projetos comunitários e, mais recentemente, a coordenação técnica em tempo integral, o Professor Jony Michel Coimbra Martins se firma como um dos mais dedicados e multifacetados servidores públicos de destaque na história da Educação de Três Lagoas.
LORIVAL JANUÁRIO PEREIRA, carinhosamente conhecido como “Dori”, é um exemplo de dedicação, humildade e amor pelo trabalho. Nascido há mais de oito décadas, Dori carrega consigo uma trajetória marcada pelo compromisso com o serviço público e pela paixão pelo esporte e pela comunidade. Há mais de 28 anos como servidor público, Dori é uma presença constante e querida no Estádio Madrugadão, local onde construiu grande parte de sua história profissional. Seu trabalho, realizado sempre com zelo e alegria, tornou-se referência entre colegas e frequentadores do estádio, que o reconhecem pela disposição incansável e pelo carinho com que trata a todos.
MARCIO RIBEIRO DA SILVA nasceu em Andradina/SP, em 1970. É o segundo filho de Áurea Alcamin da Silva e Antônio Ribeiro da Silva, que tiveram oito filhos. Mudou-se bem cedo para Assis/SP, aos quatro anos de idade, onde permaneceu por mais de 45 anos. Reside em Três Lagoas/MS desde 2016, mas já morou em Rancharia/SP, Marília/SP, Santa Bárbara D’Oeste/SP e Americana/SP.
É formado em História pela Unesp – Campus de Assis. Marcio Ribeiro também é Jornalista e Radialista, atuante nestas profissões desde 1988. Já ocupou a função de Conselheiro Tutelar em Assis/SP por seis anos, alcançando a presidência deste importante órgão de defesa da Infância e da Adolescência. Na mesma cidade, ainda na área social, exerceu a função de Educador Social no Centro POP no auxílio às pessoas em situação de rua e no Conselho de Referência Especial da Assistência Social (Creas). Hoje, Marcio aproveita seu tempo extra no dia atuando como locutor/apresentador na Rádio Agitta Cidade “FM 102.9”, apresentando os programas “Manhã Sertaneja”, “Toca Tudo” E “Vale Night”, nas madrugadas, domingos e à noite, respectivamente. No entanto, durante as oito horas diárias exerce com a mesma competência a função administrativa de Auxiliar De Escola no CEI Professora Elízia Oliveira dos Santos, no bairro Santa Luzia. Efetivado na Prefeitura de Três Lagoas, Marcio Ribeiro iniciou seu trabalho junto a Semec no ano de 2018, na Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão.
O homenageado também é ator, tendo atuado como figurante no curta-metragem “Ponto Final” do diretor e amigo de Assis, Cadu Xavier. Ribeiro também é um escritor bissexto, tendo publicado quatro livros, sendo: “Vinho & Vinil” (Poesias) e as publicações infanto-juvenis “Cozida, a sementinha dorminhoca”; “O Muro” e “Uma árvore no deserto”, todos de forma independente. Ainda neste ano de 2025 lançará seu quinto livro intitulado “Antes do pôr do sol, uma música infinita” com a temática poesia pela Editora Impérios Sagrados de Curitiba/PR.
Marcio Ribeiro da Silva é um cidadão que procura viver a vida de forma plena, em busca de novos aprendizados, novas amizades e responsabilidade no que faz. Ou seja, antes do pôr do sol da vida ele procura viver uma música infinita.
MARIA APARECIDA DE SOUZA GONÇALVES, conhecida carinhosamente por familiares e amigos como “Cida”, nasceu em 1955, na cidade de Castilho/SP. Filha de José Francisco de Souza e Maria Aparecida de Souza Gonçalves, sempre se destacou por sua dedicação, responsabilidade e amor pela família e pelo trabalho.
Formou-se em Ciências Humanas e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), consolidando uma trajetória marcada pelo compromisso com o conhecimento e a educação. Dona Cida é mãe de Vinícius, Vivian e Pedro Júnior, que sempre foram sua maior fonte de orgulho e inspiração. Sua carreira profissional teve início em 1977, quando ingressou como funcionária pública estadual na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na cidade de Três Lagoas/MS. Ao longo de sua trajetória, Cida desempenhou suas funções com dedicação exemplar, conquistando o respeito e a admiração de colegas e superiores.
Após 27 anos de serviço efetivo, aposentou-se em 2004, mas continuou colaborando com a instituição por mais 10 anos, totalizando 37 anos de trabalho dedicados à mesma empresa. Hoje, Maria Aparecida desfruta merecidamente de sua aposentadoria, cercada pelo carinho da família e dos amigos, levando consigo uma história marcada por comprometimento, ética e amor ao próximo.
MARIA APARECIDA MOREIRA, nasceu em 1970, em Três Lagoas/MS, casada com o Sr. João Luiz dos Santos Chiachetta, filha de João Moreira Filho (in memorian) e Terezinha Izabel Vieira Moreira (in memorian). Tem três irmãs Silmary, Sandra e Zenaide e sete sobrinhos. Formada em Letras, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com especialização em Logística. Iniciou como telefonista na prefeitura de Três Lagoas, em 11/04/1988, onde está até a data de hoje.
MARIA JAQUELINE MOREIRA JOSUE SANTOS CARDOSO iniciou sua trajetória profissional como Agente Comunitário de Saúde (ACS) em 09 de junho de 2016, no bairro Paranapungá, transferindo-se em 01 de setembro de 2017 para o bairro Interlagos, onde permanece em plena atividade até os dias atuais. Sua área de abrangência contempla parte do bairro Interlagos e o início do bairro Alto da Boa Vista.
No exercício de suas funções, realiza mensalmente visitas domiciliares, promovendo o bem-estar das famílias, prestando orientações e identificando eventuais agravos à saúde, sempre pautado pelo compromisso com a comunidade e pela dedicação ao cuidado humano.
Em sua formação, possui o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS), reconhecido pelo MEC, realizado na Escola Bom Jesus nos anos de 2017 e 2018.
Na área acadêmica, é graduado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e em Pedagogia pela Universidade de Araras (UNAR). Concluiu, ainda, Pós-Graduação em Formação de Professores para o Ensino Superior pela UNAR.
Com sua atuação, alia conhecimento técnico e formação acadêmica a uma prática profissional marcada pelo zelo, dedicação e compromisso social, traduzindo em sua vida o lema que o inspira: “Gente que cuida de gente”.
MURILO MONTALVÃO LOPES SILVA, nasceu e cresceu em Três Lagoas/MS, em 1989. É filho de Valter Aparecido da Silva e Márcia Cecília Lopes. Cursou toda a minha formação básica em escola pública, concluindo o ensino médio na Escola Estadual João Magiano Pinto (Jomap), onde estudou de 1996 a 2007. É formado em Licenciatura em Educação Física.
No ano de 2009, prestou concurso público da Prefeitura Municipal de Três Lagoas e foi aprovado. Tomou posse em 2010, no cargo de Monitor de Informática, função que exerce com dedicação há 15 anos.
Iniciou sua trajetória na Educação na Escola Municipal Parque São Carlos, onde trabalhou por três anos. Posteriormente, atuou por seis anos na Escola Municipal Senador Filinto Muller. Em 2019, passou a integrar a equipe da Escola Municipal Presidente Médici, permanecendo por quatro anos.
Atualmente, é Monitor de Informática na Escola Municipal Professor Elson Lot Rigo, onde está desde 2023.
NEUZA INÁCIO SILVA, casada com César Bruneti Bisquer, é mãe de dois filhos: Anderson Luíz e Vinicius Gustavo. Sogra de Josiane e Janaíne; e avó de Arthur e Bernardo. Possui mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Mato Grosso do sul (UEMS); especialização em Didática, pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Urubupungá (Fecelu); especialização em Atendimento Educacional Especializado e Especialização em Educação Inclusiva e Especial; e graduação em Pedagogia, pela UFMS; Ensino Médio e Magistério na Escola Estadual Dom Aquino Corrêa.
Atualmente, é estatutária na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), desde 1988, no cargo de Especialista de Educação; e efetiva na Secretaria de Educação do Estado de MS (SED), cargo de professora desde 2006. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na área de Alfabetização e formação de professores na área de Alfabetização e Letramento. Exerceu função técnica na Semec, no Departamento Pedagógico, responsável pelo Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente, exerce função de Diretora no Centro Educacional de Três Lagoas (APAE).
REGINA CELIA DUTRA nasceu em Presidente Venceslau/SP, filha de Miguel Pereira Dutra e Isabel de Souza, mãe de quatro filhos biológicos e oito adotivos. Chegou em Três Lagoas/MS no ano de 1991, trazendo consigo o sonho de recomeçar sua vida. Iniciou suas atividades na Escola Maria de Lourdes Lopes como voluntária, participando ativamente de diversos movimentos em prol da comunidade escolar.
Em dezembro de 1999, mudou-se para o Bairro Vila Alegre, sempre com o propósito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Atuando na área da educação e auxiliando seus vizinhos, em sua maioria em situação de vulnerabilidade, demonstrou desde cedo sua vocação para a promoção social. Participou de forma engajada da vida política do município, ainda que sempre nos bastidores, e foi atuante no Sinted e em conselhos voltados para a melhoria da sociedade.
Há 13 anos, exonerou-se do cargo na Educação para assumir, por meio de concurso público, a função de Assistente Social, profissão para a qual se formou em Serviço Social, em 2009. Desde então, vem realizando o sonho de servir à sociedade e de promover dignidade às pessoas em maior situação de necessidade, tendo como lema a “dedicação plena” ao serviço público.
Foi integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), além de participar, desde a implantação, do Conselho da Cultura e de outras instâncias de controle social. Representou ativamente a Secretaria de Assistência Social em diversas comissões, sempre com compromisso e responsabilidade em prol do bem coletivo.
SILMARES BENTO DE SOUZA RAMOS exerce o cargo de Assistente Administrativa desde o ano de 2008. É casada com Carlos de Souza Ramos e mãe de dois filhos: Thalía e Carlos. Sua trajetória profissional teve início em 18 de março de 1994, na Escola Municipal Parque São Carlos, sob a direção da senhora Marisa Aparecida Alves de Moraes. Começou sua caminhada como servente e, posteriormente, atuou como auxiliar de serviços gerais, sempre desempenhando suas funções com dedicação, zelo e amor pela comunidade escolar.
Ao longo dos anos, Silmares também contribuiu de forma voluntária na Associação de Pais e Mestres (APM) da escola, exercendo os cargos de tesoureira e presidente, fortalecendo o vínculo entre a escola, os pais e a comunidade.
Em 2011, recebeu o convite do então secretário de Educação, senhor Mário Grespan, para assumir a função de secretária da Escola Municipal Parque São Carlos, cargo que exerceu com responsabilidade, competência e comprometimento até o ano de 2022.
Orgulhosa de sua trajetória, Silmares Bento de Souza Ramos considera um privilégio servir à comunidade escolar que tanto ama e respeita, sendo exemplo de dedicação, ética e amor pelo serviço pública.
MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO
O SSPM recebeu uma Moção do Congratulação pelos 35 anos de sua fundação, que ocorreu no dia 14 de fevereiro de 1990, por meio de uma assembleia geral, que contou com a participação de 109 servidores públicos.
GRANDE ANÚNCIO
Durante a apresentação, o prefeito ressaltou a importância dos servidores na sua gestão e logo apresentou o Decreto nº1467, que “dispõe sobre a ampliação do horário de expediente da Prefeitura com a autorização da jornada reduzida flexível para servidores públicos municipais”.
“A Jornada Reduzida Flexível de 6h para o servidor e 12h de atendimento ininterrupto para a população, tem como objetivo ‘servidores mais eficientes e satisfeitos’, diminuindo o número de atestados e absenteísmo, e uma população melhor atendida”, explicou.
Cassiano exemplificou: “nos Centros de Educação Infantil (CEIs), atendimento será das 6h30 às 18h30, ininterruptamente, melhorando até mesmo questões de trânsito, por exemplo. Em um setor hipotético com seis servidores, poderiam funcionar com dois servidores das 7h às 13h; outros dois das 10h às 16h; e os outros dois 12h às 18h”. O decreto foi assinado e passará a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2026. Até lá, cada secretaria deverá se programar e adaptar para esta nova jornada.
