Ad image

Dengue, chikungunya, zica e leishmaniose: veja o balanço de 2023 que aponta 7 óbitos em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim Dengue referente ao ano de 2023. Segundo o documento, foram confirmados 4645 casos de dengue em 9273 notificações, sendo que 7 pessoas morreram em decorrência da doença. Além disso, foram registrados 11 casos de chikungunya e 3 de zica vírus, doenças transmitidas pelo mesmo mosquito Aedes aegypti.

O boletim também apresentou os dados da leishmaniose viceral e tegumentar, doenças causadas por um protozoário transmitido pela picada de um inseto conhecido como mosquito-palha. Em 2023, foram diagnosticados 13 casos de leishmaniose viceral, que afeta os órgãos internos, e nenhum caso de leishmaniose tegumentar, que afeta a pele e as mucosas.

A Prefeitura de Três Lagoas alerta a população para os cuidados necessários para prevenir essas doenças, que podem ser graves e até fatais. Entre as medidas de prevenção estão: eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, como recipientes que acumulam água parada; usar repelentes e roupas que protejam a pele contra as picadas dos insetos; manter as vacinas em dia; e procurar atendimento médico imediato em caso de sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas vermelhas na pele, sangramentos ou aumento do baço.

Por Yuri Spazzapan

- Patrocinador -
Ad image