Com a participação de mais de 530 pessoas entre empreendedores, artesãos e produtores da agricultura familiar, o Dia da Oportunidade em Bataguassu foi realizado na sexta-feira (7). A ação é uma iniciativa do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae-MS em parceria com a Prefeitura Municipal e levou para o público uma ampla programação composta por sessão de negócios, feira com empreendedores locais e capacitações nas áreas de gestão, vendas, marketing digital e atendimento.
Para o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo (MDB), o evento possibilitou, principalmente, a melhoria do comércio local. “É uma iniciativa que veio para apoiar os nossos comerciantes e destacar as potencialidades do nosso município, seja na área econômica, seja no fomento ao empreendedorismo. O Sebrae-MS tem sido um grande parceiro da nossa administração, trazendo conhecimento e qualificando os nossos trabalhadores e essa foi uma oportunidade para que a nossa população pudesse aprender mais”, destacou o líder do executivo.
O diretor-superintendente do Sebrae-MS, Claudio Mendonça, ressaltou que a ação vem somar com todo o trabalho que é realizado pela instituição em Bataguassu, por meio do Programa Cidade Empreendedora. “Como o próprio nome do evento diz, é um Dia de Oportunidades. Trouxemos uma feira com a apresentação de produtos locais para valorizar o que é feito aqui, rodada de negócios para conectar os empreendedores, além de capacitações para ajudar os empresários a se qualificar. Agradeço a Prefeitura Municipal pela oportunidade de trabalharmos juntos por Bataguassu. Por meio do Cidade Empreendedora, vamos ajudar no desenvolvimento do município incluindo o pequeno negócio nesse processo e essa é uma das ações que tem esse propósito”, expôs Mendonça.
Uma iniciativa voltada para aumentar a competitividade dos pequenos negócios da região também foi realizada no Dia da Oportunidade. Na data, o Sebrae-MS assinou um termo de parceria técnica com o grupo agroindustrial Sodrugestvo. Será realizado um trabalho em conjunto com os empreendimentos voltados para fomentar o encadeamento produtivo na região, qualificando as pequenas empresas locais que possam se tornar fornecedoras. Com a conexão, o objetivo é viabilizar o aumento da competitividade da cadeia produtiva como um todo e o desenvolvimento do território.
Durante o Dia da Oportunidade, foi feita mais uma entrega do Programa Cidade Empreendedora para o município: o Portal Empreende Bataguassu. A plataforma digital, desenvolvida por meio do eixo “Compras Públicas”, vem para facilitar o acesso dos empreendedores locais aos editais de licitação lançados pela Prefeitura. A ferramenta já está disponível para cadastro dos empreendedores do município com a proposta de auxiliar o comércio local a tornar-se fornecedor do órgão público.
Na abertura oficial do evento, também houve a entrega de um kit para a Sala do Empreendedor do município. Composto por dois notebooks e camisetas, o kit será utilizado como ferramenta no atendimento aos empresários. A Sala do Empreendedor desempenha um papel importante de apoio aos pequenos negócios locais voltado para esclarecer dúvidas e ajudar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).
Outra ação realizada durante o Dia da Oportunidade foi o lançamento do Projeto Recicla Verdinho, que irá contemplar 275 estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Marechal Rondon”. A iniciativa possibilita que as crianças troquem na escola materiais recicláveis pela moeda social “verdinho” e, com ela, adquiram alimentos oriundos da agricultura familiar na feira da cidade. O valor dos produtos será repassado aos produtores pela empresa Bracell, que forneceu R$ 5 mil para a execução do projeto.
Entre as lideranças locais que participaram do evento, estiveram presentes a secretária da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bataguassu, Simone Nozawa Brustela; o presidente do Sindicato Rural de Bataguassu, Manoel Agripino; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Urbano e Rural, Mário Miguel; o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Euzébio Businaro Varaldo; o presidente da Câmara de Vereadores de Bataguassu, Maurício do XV (PSDB) além dos vereadores Nivaldo Reis (PSB) e Eliane de Oliveira Souza (PSDB) além de secretários municipais.
Ações para os empreendedores
Para promover o networking entre os pequenos empreendedores locais e empresas âncoras, a programação do Dia da Oportunidade foi aberta com a Sessão de Negócios, que reuniu 27 empresas distintas. O encontro possibilitou o acesso ao mercado e conexões com compradores para os participantes.
Dentre as instituições presentes esteve a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bataguassu, representada pelo executivo Claudio de Souza. “Foi muito importante para nós esse momento, pois conseguimos apresentar a nossa associação para as grandes empresas e elas gostaram da iniciativa, principalmente, porque muitos desses negócios são novos e estão em busca de fornecedores, então, nós podemos ajudar, pois temos um grande número de associados que podem contribuir”, destacou Claudio.
No evento, também teve a Feira de Negócios, com a participação de produtores da agricultura familiar e empreendedores do município que apresentaram produtos para a comunidade. Valdete Rodrigues de Souza, por exemplo, é moradora do Assentamento Montana, que fica há 20 quilômetros de Bataguassu, e trouxe hortaliças fresquinhas. Atualmente, a produtora fornece alimentos saudáveis para as escolas públicas do município e vende na feira. Participar do Dia da Oportunidade foi mais uma chance de ampliar os lucros.“Fiquei muito feliz de participar, pois tem mais gente conhecendo o meu trabalho. Com a chegada do Programa Cidade Empreendedora aqui na cidade eu participei de bastante cursos, na área de gestão financeira e precificação e isso foi muito bom para mim, agora quero ampliar a clientela”, expôs a produtora.
Outra comerciante que também participou da Feira de Negócios foi a artesã Alzira Esser, moradora do distrito Nova Porto XV, que levou para o evento as peças que produz moldadas a partir de folha de Coco da Bahia, além de macramês. “Já sou acompanhada pelo Sebrae e estar aqui hoje é mais uma estrada que se abre para que eu consiga achar novos clientes. Estou contente por participar da feira e poder mostrar o meu artesanato, sem falar no conhecimento que adquiri durante o evento, participei de capacitações para os artesãos e entendi como é importante precificar bem o meu produto”, comentou Alzira.
Mais uma iniciativa importante do evento, foi levar conhecimento para que o empreendedor pudesse se qualificar e informações para quem deseja abrir o próprio negócio. Dentre as capacitações, esteve a palestra magna “O negócio acontece!”, com Daniel Real. Com o olhar de mercado alinhado a tendências de varejo, o palestrante é empresário e consultor, além do Brasil, já atuou profissionalmente na Inglaterra, Austrália e Costa Rica. É franqueado de marcas de sucesso como Chilli Beans, Clube Melissa, Anacapri, Crocs e Havaianas.
Além disso, o Dia da Oportunidade também promoveu outras palestras com as temáticas: “Venda mais utilizando redes sociais”; “Jovem Empreendedor – Inovação e reinvenções do trabalho”; “A produção do artesanato através das influências culturais”; “Inovação para pequenos negócios”; “Jovem Empreendedor Digital – Oportunidades de vender na internet”; “Artesanato – Como vender mais”.
O Dia da Oportunidade também trouxe atendimentos tanto para quem já empreende quanto para aqueles interessados em abrir a própria empresa com orientações levadas pelo Sebrae e parceiros. Mais informações sobre o Programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.
Fotos Micael Nunes / Assecom Prefeitura de Bataguassu
