A previsão para este fim de semana é de chuva com intensidade fraca e moderada em diferentes regiões do Estado. Podem ocorrer tempestades pontuais, acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda de granizo. As temperaturas podem chegar a 34°C na região do Pantanal.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), esta situação meteorológica ocorre devido a formação de uma área de baixa pressão atmosférica, aliado ao deslocamento de cavados. A aproximação e o avanço de um novo sistema frontal, aliado ao transporte de calor e umidade reforçam as instabilidades atmosféricas no Estado.
Nesta sexta-feira (13) e sábado (14) as mínimas estão entre 21-23°C e máximas entre 26-30°C nas regiões sul, leste e sudeste do Estado. Já nas regiões pantaneira e sudoeste fica entre 24-27°C (mínimas) e 28-34°C (máximas). Para o bolsão e norte varia de 22°C (mínima) e 30°C (máxima). Na Capital pode chegar a 30°C, com mínima de 22°C.
Já no domingo (15) com o avanço da frente fria, a previsão indica tempo com sol e variação de nebulosidade, principalmente nas regiões sul, sudeste e sudoeste do estado. Nas outras regiões do Estado há probabilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada.
Pontualmente, podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. Além disso, podem ocorrer acumulados significativos de chuvas, podendo ultrapassar os 30 mm/24h.
Em Campo Grande a variação será entre 22°C (mínima) e 30°C (máxima). Já em Corumbá fica entre 25°C e 31°C. Na cidade de Três Lagoas a mínima será de 23°C e máxima 29°C. Para Dourados a máxima fica em 32°C e a mínima de 20°C.
Nos próximos dias, Três Lagoas, enfrentará condições climáticas desafiadoras, a cidade está sob alerta laranja devido à previsão de tempestades intensas, com chuvas entre 30 e 60 mm/h, ventos de até 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. O alerta está vigente até o próximo sábado às 9h da manhã.



Dicas para a População
- Evite áreas de risco: Durante as tempestades, não se abrigue debaixo de árvores ou estruturas instáveis.
- Proteja equipamentos eletrônicos: Desligue o quadro geral de energia em caso de raios ou ventos fortes.
- Mantenha-se informado: Acompanhe atualizações do clima por meio de fontes confiáveis, como o INMET e a Defesa Civil.
Atenção à Saúde
Com o aumento da umidade, casos de doenças respiratórias e alérgicas podem surgir. Cuide da hidratação, evite locais fechados com muita gente e utilize máscaras em caso de poeira ou fumaça, que podem ser trazidas pelas queimadas na região.
Informações de Emergência
Para emergências, entre em contato com:
- Defesa Civil: 199
- Corpo de Bombeiros: 193
Com o alerta vigente, a população precisa se preparar e agir preventivamente para garantir a segurança de todos.
