Ad image

“Mato Grosso do Sul Sob Alerta: Fortes Chuvas e Tempestades Marcam a Semana”

A previsão do tempo para Mato Grosso do Sul indica um cenário de chuvas intensas e tempestades em várias regiões do estado, especialmente nas áreas norte, pantaneira e nordeste, onde podem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de raios e ventos fortes. A formação de tempestades é impulsionada pela presença de um sistema de alta pressão atmosférica e pelo transporte de calor e umidade na região, além da influência de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, o que aumenta a probabilidade de instabilidade climática.

As temperaturas no estado variam entre 18°C e 34°C, com as máximas nas regiões oeste e pantaneira e temperaturas mais amenas no leste e sul. Em Campo Grande, a capital, há uma expectativa de chuvas ao longo do dia e uma variação de temperatura de 21°C a 30°C. Essas condições, que persistem ao menos até quarta-feira, são monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que também alerta para a possibilidade de acumulação de chuva em torno de 40 mm nas áreas afetadas

Inmet emite alerta amarelo para tempestades para Norte, Centro Oeste e Sudeste

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, que indica “perigo potencial”, para tempestades nos Estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste na manhã nesta terça-feira, 29. De acordo com o instituto, há risco para chuva de até 50 milímetros no dia, com ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora.

A faixa territorial em alerta vai do sul da Amazônia e totalidade do Acre, até o interior de São Paulo, na porção próxima à divisa com Minas Gerais. Passa por quase todo o Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal e termina no território mineiro, que só deve ficar isento de chuva forte na faixa próxima à Bahia.

- Patrocinador -
Ad image

Apesar da intensidade prevista para as chuvas, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é “baixo”, segundo o Inmet. Mas o alerta pode ser atualizado a qualquer momento.