Dados de históricos da chuva apontam uma média 78mm de chuva nos últimos 30 anos no munícipio, no entanto, em 2021, Três Lagoas enfrenta uma seca extrema, e apenas 8% da média de chuvas caiu.
Alerta do “Monitoramento e Previsão da situação da seca no Pantanal”, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) que apresentou os índices de precipitação acumulada ao longo mês de abril em Mato Grosso do Sul.
De acordo com o levantamento, o Cemaden e o CPRM (Serviço Geológico Brasileiro) estima este mesmo cenário deverá se repetir no mês de maio, ressaltando a baixa precipitação no período mais chuvoso do ano, que não foi suficiente para elevar o nível dos rios aos valores das médias históricas.

Segundo mapa, tem claras indicações de seca mais intensa na região do Bolsão (Seca Extrema)
Alerta do Governo do Estado,
O Governo do Estado deve decretar, nos próximos dias, Emergência Ambiental em Mato Grosso do Sul, segundo técnicos do Cemaden, do Inpe e do Serviço Geológico Brasileiro na reunião da Sala de Crise do Pantanal, destacou o baixo volume de chuvas nos últimos 30 dias no Estado e o indicativo de condições de seca em praticamente todos os municípios sul-mato-grossenses ao longo de 2021.
